top of page

Como preparar uma pregação quando falta tempo

Atualizado: 17 de jul. de 2019

por Kevin Halloran |


De acordo com uma pesquisa não científica, Thom Rainer descobriu que aproximadamente 70% dos pastores passam 10 a 18 horas na preparação do sermão antes da pregação.


E quanto aos pastores que não tem 10-18 horas?


Muitos pastores (especialmente pastores bi-vocacionais e plantadores de igrejas) têm que equilibrar em sua semana de trabalho os rigores de um emprego de tempo integral, responsabilidades familiares e o pastoreio do rebanho. Com tudo isso 10 horas extras não são possíveis. E se alguém morrer? Os sermões fúnebres de última hora não se preparam durante semanas já ocupadas.


O que se deve fazer?


Esta é uma questão que pensamos regularmente, geralmente em relação aos pastores bi-vocacionais que treinamos em todo o mundo. Meu colega e treinador do LRI, Sean Martin, sugere que os pregadores sobrecarregados considerem este método simples para ganhar mais tempo de preparo:

  • Levante-se trinta minutos antes do normal e trabalhe o texto com um princípio hermenêutico, enquanto isso fazendo anotações e observações. Por exemplo, segunda-feira pode ser o dia para Fazendo Boas Perguntas, enquanto na terça-feira você considera a Estrutura da Passagem.

  • Mantenha seu bloco de anotações com você durante a semana encaixando tempos de meditação e reflexão em seu texto. Faça anotações enquanto os pensamentos se-desenvolvem. Sua hora de almoço pode ser frutífera, bem como outras vezes aleatórias no dia.

  • Antes de dormir a noite, leve 20 ou 30 minutos mais para pensar e orar sobre o texto.

Quando isso é praticado fielmente durante a semana, é possível encaixar cerca de cinco ou seis horas de estudo e meditação no texto.
  • Quando chegar sábado, uma grande parte do trabalho já está feita, e você apenas precisa organizar seus pensamentos e finalizar os detalhes do sermão.

Seis meses depois de sugerir este método á um grupo de pastores haitianos, alunos nossos de exposição bíblica, Sean voltou e perguntou se houve uma diferença notável. Arnaud, um pastor bi-vocacional, compartilhou ansiosamente o quanto esta metodologia ajudou na sua pregação.


Com o tempo extra de estudo e meditação, e assim uma melhor compreensão da passagem, Arnaud testemunhou que esse método o transformou. Agora ele se sente mais confiante em tratar a Palavra de Deus, e muitos em sua congregação notaram uma diferença positiva.


Pastor Arnaud (camisa azul) estudando 2 Timóteo com outros pastores no Treinamento de Treinadores Nacionais.


Embora existam muitos argumentos que seguindo este método não é o ideal, muitos pastores ocupados nunca terão o "ideal". Se você conseguir um tempo considerável de preparação do sermão, alegrar-se! - e não trate levemente este privilégio.


Mas se você luta para equilibrar o trabalho de tempo integral com o pastoreio de seu rebanho, lembre-se que Deus conhece sua situação. Ele não é um chefe de tarefa exigindo que você prepare mais horas do que você é capaz. Ele conhece seu sacrifício e esforço. Faça o melhor que puder com seu tempo e ore pela graça na sua preparação e pregação da Palavra de Deus.


Deus os ajudará e honrará a Sua Palavra.


Kevin Halloran

Estrategista/Gerente de Conteúdo

*tradução do original: Benjamin Zemmer


732 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 comentários


Renato Aroca
Renato Aroca
26 de jun. de 2018

Como o irmão nelson_jr_pb aqui - aqui de cima, estou na mesma situação, tempo curto, trabalho integral e clamor por misericórdia para entregar à congregação um sermão excelente. Vou trabalhar nesse sentido também ..dividir os tempo de meditação, anotações, estudos e oração. Deus abençoe a todos nós!

Curtir

nelson_jr_pb
nelson_jr_pb
10 de fev. de 2018

Confesso ,que esse texto veio como uma motivação a mais para o meu ministerio, pois como Pastor(dirigente de uma congregação Batista de minha cidade) ,conciliar trabalho e e preparação de um sermão exelente tem sido dificil, vou tentar aplicar o metodo na minha vida apartir de hoje.

Curtir
bottom of page