A primeira igreja surgiu em Jerusalém, depois Antioquia, Filipos, Colossos, Roma, Tessalônica, Éfeso, Galácia, etc. Em cada igreja local, era estabelecida liderança (presbíteros e diáconos) para pastorear o rebanho de Deus. Esse foi o plano de Deus. Esse foi o plano de Deus para que o evangelho fosse expandido e a igreja glorificasse Aquele que a comprou, por um preço que nenhum outro poderia comprar
Uma das igrejas que me encanta é a Tessalônica. Paulo sempre a mencionava em suas orações e manifestava sua gratidão por ela. Vejam como Paulo descreve as características dessa igreja em 1 Tessalonicenses 1.3: "Diante de nosso Deus e Pai, lembramo-nos constantemente da vossa fé atuante, do vosso amore prestativo e da vossa esperança bem firmada em nosso Senhor Jesus Cristo."
É na igreja local que nos encontramos para juntos louvar a Deus. Nela desenvolvemos a comunhão com nossos irmãos e recebemos as instruções da Palavra de Deus. A Bíblia ilustra a igreja local de várias maneiras: como noiva, aguardando a chegada do novo para o casamento; como edifício crescendo sobre o alicerce que é Cristo (e nós, sendo as pedras); e como corpo, em que cada membro tem sua função.
Queridos irmãos! Nosso papel como igreja é mostrar Jesus Cristo para o mundo todo. A igreja é o Corpo vivo de Cristo, onde se reúnem aqueles que foram regenerados pelo seu sangue.
A igreja é parte integrante da vida dos salvos. Nela temos que viver e desenvolver os muitos ministérios, para a edificação dos crentes, capacitando-os para serem testemunhas em todo o lugar.
"Não abandonemos a prática de nos reunir, como é costume de alguns, mas pelo contrário, animemo-nos uns aos outros, quanto mais vedes que o Dia se aproxima." (Hebreus 10.25).
Pr. Antonio Mendes
Comments